Isabel Furtado recebe mais um prémio

A CEO do Grupo TMG é a vencedora da 3.ª edição do Prémio BPI Mulher Empresária e será reconhecida na conferência anual da International Women’s Entrepreneurial Challenge, que se realiza online hoje e amanhã. O prémio é mais um a distinguir o percurso profissional de Isabel Furtado.

«É uma honra estar ao lado das notáveis mulheres que este prémio tem vindo a distinguir, que se destacam pela sua liderança e sucesso em vários domínios empresariais e sociais», afirma, em comunicado, Isabel Furtado. «Na TMG estamos muito empenhados na promoção da diversidade e da igualdade de género e de oportunidades. Queremos que as jovens líderes do futuro estejam preparadas para enfrentar os desafios de uma forma ética e socialmente responsável, nunca descurando o ambiente. Mas, mais importante do que serem excelentes profissionais, é fundamental saberem que podem fazer a diferença no mundo como seres humanos», considera.

O Prémio BPI Mulher Empresária está na sua terceira edição e tem como objetivo «reconhecer o talento e a excelência profissional das mulheres portuguesas que se destacam pelas suas carreiras, visão estratégica, capacidade de inovação e liderança».

A escolha de Isabel Furtado – que se segue a Leonor Freitas, da Casa Ermelinda Freitas, vencedora da primeira edição, e a Manuela Medeiros, sócia-fundadora da Parfois, que foi distinguida no ano passado – foi, por isso, evidente para a organização.

«Na liderança da TMG Auto desde 2008, Isabel Furtado elevou a empresa a ser hoje a segunda maior no sector de interiores de automóveis a nível europeu, realçando a sua grande capacidade exportadora, reconhecida pela sua inovação e know-how industrial», justifica em comunicado.

A empresa liderada por Isabel Furtado aumentou a capacidade produtiva com a inauguração de uma nova unidade, que começou a laborar em 2018, e tem vindo a apresentar projetos inovadores, incluindo a utilização de fibras naturais em revestimentos de painéis automóveis e a melhoria do conforto térmico de peles artificiais.

Reconhecimento em toda a linha

O prémio reconhece também o compromisso de Isabel Furtado na área da sustentabilidade, em particular por ter conduzido a TMG Automotive a integrar o United Nations Global Compact (UNGC), a iniciativa das Nações Unidas de cidadania empresarial, e o trabalho de voluntariado da empresária, tanto em Portugal como no estrangeiro.

[©Cotec]
Formada em Economia, Isabel Furtado é também a primeira mulher a presidir à Cotec Portugal, cargo que ocupa desde 2018. É ainda vice-presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e membro do Conselho de Curadores da Universidade do Minho, do Conselho de Administração e Direção Executiva do CEIIA e do Conselho Superior da Associação Portuguesa de Empresas Familiares (APEF). Em 2014 recebeu a insígnia da Ordem de Mérito Industrial, atribuída pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Em julho de 2019 foi-lhe atribuído o Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira.

O Prémio BPI Mulher Empresária nasce da colaboração do CaixaBank com a International Women’s Entrepreneurial Challenge (IWEC), uma rede internacional de mulheres empresárias de sucesso, que pretende apoiar as suas empresas a expandirem-se e acederem a novos mercados. O percurso de Isabel Furtado será reconhecido nos IWEC Awards 2020, em conjunto com empresárias de outros países, que serão entregues no âmbito da Conferência Anual do IWEC, que em 2020 se realizará de forma virtual, hoje (9 de novembro) e amanhã.

Os IWEC Awards são uma iniciativa lançada em 2007 pela Câmara de Comércio de Barcelona, em colaboração com a Câmara de Comércio de Manhattan e a FICCI/FLO (Confederação de Câmaras de Comércio e Indústria da Índia) e que, para além disso, conta com a cooperação da Câmara de Comércio da Cidade do Cabo na África do Sul e do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O projeto, ao qual o BPI se associou pela primeira vez em 2018, conta com o CaixaBank como parceiro fundador, com a escola de negócios IESE e com várias outras organizações.

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Químicos ecológicos e fiáveis

Soluções mais amigas do ambiente, que permitem uma redução do consumo mas que não comprometem os resultados finais, estão na base da oferta das empresas que se dedicam aos químicos para a indústria têxtil e vestuário, como a LCP - Leite & Campos, o Flamaway Group, a CHT e a Kornit.

ISPO ultima participação virtual

A feira de desporto está a aceitar inscrições para a presença online na edição de fevereiro, assim como de concorrentes ao prémio ISPO Award 2021. A apresentação em formato digital e uma sala de reuniões virtual são alguns dos benefícios dos cinco dias da ISPO Munich 2021.

FS Baby faz apostas múltiplas

A marca de moda infantil está a diversificar a oferta e, para a primavera-verão do próximo ano, apresentou fatos de banho e acessórios em verga. As máscaras fazem também parte da nova realidade, assim como o reforço do canal digital.

Quer receber as nossas notícias?

Subscreva a nossa newsletter diária e receba as últimas notícias diretamente na sua caixa de e-mail