Portugueses lançam cobertor pesado

Considerados melhores para a saúde e para boas noites de sono, os cobertores pesados estão agora a chegar ao mercado de consumo ibérico. A marca Blanky foi lançada por dois portugueses e oferece cobertores fabricados com algodão e grãos de areia de vidro que proporcionam um efeito de massagem e relaxamento.

O produto não é uma novidade absoluta e já é usado, de acordo com o comunicado da Blanky, para fins terapêuticos, nomeadamente no tratamento de condições como o autismo, transtorno obsessivo compulsivo e ansiedade.

Os cobertores pesados da Blanky, que têm características antialérgicas, empregam a técnica “deep touch pressure”, que utiliza o peso extra do cobertor para aplicar pressão localizada nos músculos e relaxar o corpo, como acontece numa massagem. «Em concreto, esta técnica estimula de forma natural a libertação no organismo de “hormonas da felicidade” – como a serotonina – e do “sono” – como a melatonina – que provocam uma sensação de bem-estar e calma no sistema nervoso, regulando ainda o ciclo do sono, respetivamente», explica o comunicado da marca, que recorre a Margarida Mendes, neuropsicóloga na Clínica de Santo António do Grupo Lusíadas Saúde para explicar os benefícios. «Estas hormonas são essenciais para um sono tranquilo e são produzidas naturalmente pelo organismo, só que nem sempre em quantidade suficiente. No caso da melatonina, por exemplo, os seus níveis diminuem com o avançar da idade», aponta. «Ao estimular naturalmente a produção de melatonina no cérebro, o cobertor pesado contribui assim para um sono de melhor qualidade e mais duradouro, ajudando também a tratar a insónia e a diminuir o tempo necessário para adormecer», acrescenta a neuropsicóloga.

Base na experiência

A Blanky, de resto, nasceu da experiência pessoal de um dos fundadores, Pedro Caseiro. «Vivia em Londres e o stress acumulado do dia-a-dia provoca-me dores nas costas que não me deixavam dormir descansado. Precisava de uma solução que não passasse por comprimidos para dormir e foi então que numa das minhas pesquisas me cruzei com o cobertor pesado. Decidi experimentar e fiquei muito surpreendido e igualmente satisfeito: da noite para o dia, as minhas dores tinham desaparecido e eu comecei a dormir muito melhor», explica o agora responsável pela área de marketing e vendas da marca.

[©Blanky]
Foi Pedro Caseiro que mostrou o produto ao amigo Ricardo Parreira e juntos resolveram avançar com a marca. «Percebemos depois que o cobertor pesado já existia no mass market em países como os Estados Unidos, Canadá, Londres, Alemanha e países nórdicos, mas que ainda estava fora do radar da Península Ibérica. Foi aí que detetámos uma oportunidade de mercado e decidimos avançar com a nossa própria marca», revela Ricardo Parreira, que é responsável pela gestão da logística e da produção.

Com o conceito “Dormir bem é para todos”, os cobertores pesados Blanky estão disponíveis para venda online em três versões (para uso individual, para casais e para crianças) e em pesos diferentes, entre os 4 e os 15 quilos, uma vez que o peso do mesmo deve ser 10% a 15% do peso do utilizador.

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Químicos ecológicos e fiáveis

Soluções mais amigas do ambiente, que permitem uma redução do consumo mas que não comprometem os resultados finais, estão na base da oferta das empresas que se dedicam aos químicos para a indústria têxtil e vestuário, como a LCP - Leite & Campos, o Flamaway Group, a CHT e a Kornit.

ISPO ultima participação virtual

A feira de desporto está a aceitar inscrições para a presença online na edição de fevereiro, assim como de concorrentes ao prémio ISPO Award 2021. A apresentação em formato digital e uma sala de reuniões virtual são alguns dos benefícios dos cinco dias da ISPO Munich 2021.

FS Baby faz apostas múltiplas

A marca de moda infantil está a diversificar a oferta e, para a primavera-verão do próximo ano, apresentou fatos de banho e acessórios em verga. As máscaras fazem também parte da nova realidade, assim como o reforço do canal digital.

Quer receber as nossas notícias?

Subscreva a nossa newsletter diária e receba as últimas notícias diretamente na sua caixa de e-mail