Revista de Imprensa

0
39
  1. Do crédito ao lay-off, nova vaga de apoios começa a chegar à economia
  2. Covid-19: Recuperação da economia portuguesa não acompanhará ritmo da europeia
  3. Fusões e aquisições em Portugal caíram mas valor movimentado aumentou 5% em 2020
  4. Emprego na OCDE sobe, mas permanece abaixo do nível pré-pandemia
  5. China cresceu 2,3% em 2020, acima de todas as previsões
  6. Cinco setores conseguiram subir a faturação durante a pandemia
  7. Outros

7. Do crédito ao lay-off, nova vaga de apoios começa a chegar à economia

eco
Com o país novamente fechado, os empresários pediram mais apoios e mais rápidos. O Governo respondeu com o reforço e aceleração das medidas já em vigor.

6. Covid-19: Recuperação da economia portuguesa não acompanhará ritmo da europeia

ri.lusa
A recuperação da economia portuguesa após a crise pandémica “deverá acompanhar apenas temporalmente a recuperação europeia, mas não o seu ritmo”, segundo o relatório trimestral da consultora SaeR (Sociedade de Avaliação de Estratégia e Risco) divulgado hoje.

5. Fusões e aquisições em Portugal caíram mas valor movimentado aumentou 5% em 2020

jornaleconomico
Apesar de ter sido (novamente) o mais ativo, o sector do imobiliário apresentou uma redução de 16% no volume de negócios, com 88 transações de compra e venda. A operação em destaque no quarto trimestre foi a conclusão da aquisição de 81,1% do capital da Brisa pelo consórcio liderado pela APG Asset Management, por 2,4 mil milhões de euros.

4. Emprego na OCDE sobe, mas permanece abaixo do nível pré-pandemia

ri.sol
Na área do euro, a taxa de emprego aumentou para 66,8% no terceiro trimestre (de 66,3% no segundo trimestre), mas permaneceu 1,3 pontos percentuais abaixo do nível do primeiro trimestre.

3. China cresceu 2,3% em 2020, acima de todas as previsões

ri.expresso
Num ano de recessão geral provocada pela pandemia, o país berço da covid-19 afirma-se como a maior economia a registar crescimento, segundo as estimativas preliminares para 2020 divulgadas esta segunda-feira pelo Gabinete Nacional de Estatística em Pequim.

2. Cinco setores conseguiram subir a faturação durante a pandemia

dinheirovivo
As regiões com mais casos por mil habitantes não foram as que registaram maiores quebras da atividade económica. Tudo tem que ver com o tipo de setores predominantes no tecido empresarial.

1. Outros

ri.diariodenoticias

Subsídios de desemprego com mais seis meses só a partir de fevereiro

O novo limite mínimo de 504 euros já está a ser aplicado, mas só para quem tenha tido salários de pelo menos 665 euros até aqui, diz Segurança Social.

dinheirovivo

Em direto. Conselho de Ministros extraordinário para apertar medidas

António Costa convocou para esta segunda-feira reunião de emergência do Conselho de Ministros que decorreu por vídeoconferência.

Denúncias de crimes na Internet quase triplicaram em 2020

No ano passado, o Gabinete de Cibercrime do Ministério Público recebeu 544 denúncias, mais 351 que em 2019, avança o jornal Público.

eco

União Europeia quer ter 70% da população vacinada até ao verão

Bloco europeu quer 80% dos profissionais de saúde e de pessoas com mais de 80 anos vacinados até março e, até ao verão, 70% da população adulta.

Morreram mais 167 pessoas por Covid-19, um recorde. Há 6.702 novos casos

Nas últimas 24 horas, foram identificados 6.702 novos casos de Covid-19 em Portugal. O número total de pessoas infetadas sobe para 556.503.

Salário mínimo vai aumentar também noutros países europeus. Veja os valores

O Governo decidiu reforçar em 30 euros o salário mínimo nacional. Portugal não está sozinho nessa decisão, com Alemanha e França também a preparar aumentos para 2021.

ri.jornalnegocios

Portugal é país com maior número de novos casos por milhão de habitantes

No Our World in Data, Portugal surge em segundo lugar no número de mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias (14,9), só superado pela Eslovénia (19,2).

Serão estes os ténis mais feios da estação, e simultaneamente os mais desejados?

A colaboração entre a Nike e marca de culto Supreme voltou a surpreender os fãs com uma reinterpretação do modelo Air Max Goadome ousada que pode muito bem dividir opiniões.

ri.lusa

Movimento de passageiros cai 82% nos aeroportos nacionais em novembro

O movimento de passageiros caiu 82,1% em novembro de 2020 nos aeroportos nacionais, em termos homólogos, para 715 mil passageiros, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Covid-19: Mercados abastecedores continuam em atividade no estado de emergência

Os quatro grandes mercados abastecedores portugueses, que operam em Braga, Évora, Faro e Lisboa, vão manter-se em funcionamento e com os horários habituais durante o atual estado de emergência, anunciou hoje a empresa pública responsável pela sua gestão.

Covid-19: Prazo para troca ou devolução de bens suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado em Diário da República.

ri.observador

É confortável, democrático e tornou-se uma farda do confinamento. Será que o fato de treino veio para ficar?

Alavancou negócios, dominou o Instagram e trouxe mais conforto ao confinamento, que está longe de acabar. Será o fato de treino uma tendência passageira ou o prenúncio de uma nova relação com a roupa?

jornaleconomico

Califórnia identifica nova estirpe do vírus Covid-19. É altamente contagiosa

“O vírus continua a mutar-se e a adaptar-se, por isso não podemos baixa a guarda”, apontou a diretora do departamento de saúde pública de Santa Clara.

Supermercados impedidos de vender livros, roupa ou brinquedos a partir de hoje

Este tipo de produtos pode ser vendido através de comércio eletrónico com entrega ao domicílio, ou pelos estabelecimentos que mantenham as portas fechadas, mas que vendam ao postigo ou através de sistemas tipo ‘click and collect’. A CIP já veio a público criticar esta decisão por considerar que “vem causar maiores danos económicos às empresas portuguesas”.

ri.portugalnews

Webinar marketplace B2B Mercateo

A AICEP e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã convidam-no a descobrir, num webinar agendado para o próximo dia 4 de fevereiro, às 10 horas, o marketplace B2B Mercateo, uma plataforma de e-procurement especializada em consumíveis que serve mais um milhão de clientes empresariais e agrega já mais de 16 mil fabricantes e 600 centrais de entrega.

Webinar E-commerce Calçado Overcube

A AICEP e a Overcube promovem, no dia 21 de janeiro, às 10 horas, um webinar o único marketplace online português dedicado exclusivamente ao calçado, uma oportunidade para as empresas portuguesas do setor ficarem a saber mais sobre a digitalização desta indústria e os vários serviços disponibilizados pela Overcube.

Comércio entre o Reino Unido e a União Europeia

Webinars organizados pelo governo britânico para empresas da UE importadoras de produtos britânicos e empresas transportadoras sobre os novos arranjos em vigor no tráfego pela zona de Dover/Calais.

Linha de Apoio à Economia COVID-19 “Empresas Exportadoras da Indústria e do Turismo”

COVID-19: Abertura das candidaturas à Linha de Apoio à Economia COVID-19 “Empresas Exportadoras da Indústria e do Turismo” dia 18 de janeiro 2021.

ri.publico

Japão garante que Jogos Olímpicos vão realizar-se, apesar de nova vaga da pandemia

Líder do Governo japonês diz que realização da competição funcionará como prova de superação da humanidade.

Covid-19: Austrália vai manter fronteiras fechadas em 2021, mesmo com população vacinada

A Austrália não registou nesta segunda-feira quaisquer infecções locais de covid-19.